Inscrições encerradas!

por Fotomix

Este post é para comunicar que as inscrições para o Fotomix edição 2009 já estão encerradas, mas também é um post de desabafo para esclarecer alguns pontos a todos.

A cada ano recebemos muitos e-mails de pessoas interessadas em fotografar as Satyrianas e participar de nosso projeto Fotomix. Isso nos deixa bastante felizes, pois sabemos que é uma forma de reconhecimento de nosso trabalho. Por outro lado, temos experiência de duas edições, a primeira com 38 fotógrafos, muita coisa positiva aconteceu e nos impulsionou a tornar o evento maior, muita gente nos escreveu. Tivemos notas publicadas nas principais revistas de fotografia e alguns sites como Estadão, Folha, entre outros. Na segunda edição 48 fotógrafos participaram, desta vez tivemos apoio da FotoGlobal com as Camisetas e da KI Arts com as credenciais. Em ambas as edições, fomos moldando o projeto de acordo com as necessidades, porém percebemos que ao aumentar o número de participantes, diminuiu o grau de comprometimento por parte de alguns participantes. Recebemos muitos elogios e críticas. Um ator do Dramamix, qual preferimos não revelar seu nome, nos “bombardeou” de e-mails exigindo suas fotos, nos afrontando de forma bastante rude, em seu e-mail colocou que, “se não temos estrutura que não trabalhemos.” Atitudes como essa não vai fazer com que a gente desista do projeto, mas por alguns momentos faz com que a gente desanime de verdade.

Gostaríamos de esclarecer que, acima de tudo, somos um grupo de amigos apaixonados por fotografia e teatro que resolveu unir as duas coisas através desse projeto. Esse grupo de amigos também é amigo do grupo de amigos chamado Satyros. Não somos uma corporação, não somos uma empresa, somos todos voluntários e sem patrocínio, pessoas que tiram dinheiro do bolso para fazer o que gosta, é claro que não temos estrutura, mas na medida do possível vamos nos organizando para melhorar esse nosso grupo, apelidado carinhosamente por Ivam de Fotomix.

Assim como as Satyrianas, que colocada pelo próprio fundador Ivan Cabral no encerramento da Edição 2007 ao homenagear o Lauro Muniz, colocou que o evento é feito sim de forma amadora e que eles querem que assim continuem pois o intuito é o de difundir a arte e torná-la acessível a todos, mesmo que por um curto período ali na praça, sem muito luxo ou conforto. O Fotomix é parte das Satyrianas, então não acho justo que nos cobrem tanto! Somos amigos fotógrafos querendo registrar o trabalho maravilhoso que é as Satyrianas. Nosso trabalho está e será sempre exposto em nosso site e nosso blog, porém não é nosso dever ceder material para o elenco. Imaginem se não existisse os Fotógrafos do Fotomix, não existiria fotos, não existiria registro. O nosso dever é o de publicar 05 imagens de cada horário fotografado no site (nem todos as apresentações tiveram suas fotos publicadas pois alguns fotógrafos não o fizeram e também não participarão parte desta próxima edição) e as demais imagens fica a critério de cada fotógrafo publicar ou não no blog e todos são convidados a nos visitar e “copiar” as fotos que desejarem nesses links.

O Fotomix deste ano resolveu diminuir o número de participantes, nossa única intenção é poder ajustar o projeto em função das pessoas que se mostraram comprometidas ao longo desses dois anos, queremos mais comprometimento por parte dos fotógrafos, no sentido de poder contribuir com o projeto ao longo do processo, não somente durante os quatro dias de evento, no sentido de publicar suas fotos dentro do prazo estipulado, de comparecer nos encontros e também de qualidade técnica e um olhar mais apaixonado pela arte, sem dúvida.

Isso não é uma reclamação, decidimos apenas tornar público pois percebemos que estávamos repetindo diversas vezes por e-mail esse tipo de questionamento à pessoas que nos procuravam. Somos fotógrafos, artistas, empresários, alunos, professores, profissionais das mais distintas áreas e principalmente amigos que em nossas horas vagas, em vez de passearmos no parque, falamos sobre Fotomix, fotografamos na madrugada no centro de São Paulo e que discutimos idéias a respeito desse projeto ao longo do ano.

Ah, também procuramos diversão!

Anúncios