Satyrianas

Desde sua fundação, Os Satyros realizam na primavera um evento que pretende ser uma celebração dionisíaca em homenagem ao poder do teatro. Durante estes anos todos, As Satyrianas acabaram se tornando um evento de múltiplas dimensões e com vários atores. Desde 2009, as Satyrianas são um evento oficial do calendário cultural do Estado de São Paulo.

Neste ano, a Cia. celebra seu décimo aniversário na Praça Roosevelt, local que se transformou radicalmente no período, e o evento oficial marcado para as comemorações é as Satyrianas. Com duração de quatro dias, totalizando 78 horas de atividades ininterruptas, tendo início às 18 horas de sexta-feira, 25 de novembro até às 23h59 de segunda-feira, 28 de novembro.

A celebração da chegada da primavera ganha formas de festival de artes, incluindo não só o teatro como também o circo, cinema, música, literatura, artes visuais, história em quadrinhos e as artes de rua.

Como funciona?

Alguns eventos e atrações são de livre acesso, em outras os valores dos ingressos são definidos pelo próprio espectador. O objetivo é disseminar o acesso à cultura e às artes por toda a população da capital paulista. Dessa forma, misturando diversidade cultural e facilidade de acesso, a Satyrianas vem se tornando a cada ano um dos maiores e mais populares eventos das artes de São Paulo. No dia 14 de outubro de 2009, o evento tornou-se oficialmente parte do Calendário Cultural do Estado de São Paulo, de acordo com decreto promulgado no Diário Oficial.

Como foi a última?

A última edição reuniu mais de 54.000 pessoas durante os quatro dias de festividades, com ampla repercussão na mídia e na cidade. Em 2007 o evento foi agraciado com o Prêmio Especial da Crítica da APCA [Associação Paulista de Críticos de Arte]. A partir desse mesmo ano, o evento passou a acontecer em vários espaços e teatros da cidade, tomando a Praça Roosevelt como seu palco central.

Veja aqui o vídeo da última edição

Quem realiza?

O evento é realizado pela Cia. de Teatro Os Satyros junto à Associação Amigos da Praça, com o apoio do Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Município de São Paulo e a Secretaria Estadual de Cultura.

Quais são as atividades desse ano?

– Cerimônias de abertura e encerramento;
– DramaMix – 51 peças escritas especialmente para o evento;
– CineMix – exibição de filmes de curta metragem e longa metragem;
– FotoMix – registro fotográfico do evento em tempo real e exibição;
– VisuMix – espaço reservado para as artes plásticas;
– CircoMix – lona de circo para apresentações circenses;
– Sensorial – performances sensoriais;
– Feminix – Território de Mulher;
– Apresentação de espetáculos ao valor de “pague quanto puder”;
– Apresentação de espetáculos de rua;
– Apresentação de espetáculos infantis;
– Apresentação de shows gratuitos ao ar livre;
– Apresentação de espetáculos da companhia Os Satyros;
– Exposição de fotografia;
– Exposição de artes plásticas em parceria com a Fundação Bienal;
– Evento com quadrinistas;
– Intervenções.

Quem já participou?

Já participaram do evento, as seguintes personalidades das artes cênicas, música, literatura e cinema: Paulo Autran, Adriane Galisteu, Antônio Fagundes, Raul Cortez, Bárbara Paz, Maria Adelaide Amaral, Gianfrancesco Guarnieri, Antônio Fagundes, Débora Bloch, Diogo Vilella, Xuxa Lopes, Elias Andreato, Silvia Popovic, Eliane Robert Moraes, Moacyr Góes, Carmelinda Guimarães, Guilherme Weber, Lauro César Muniz, Mariana Ximenes, Thiago Fragoso, Barbara Bruno, Marcelo Rubens Paiva, Petrônio Gontijo, Rubens Edwald Filho, Gero Camilo, Cynthia Falabella, Mika Lins, entre outros.

Anúncios